Quem sou eu

Minha foto
Dificil de se explicar...

Marcadores

domingo, 17 de abril de 2011

Dicas do Quadro Medida Certa do Fantástico

Como eu nunca fiz dieta, eu nunca poderia imaginar que ela vem junto com esse, digamos, “efeito colateral”: o mau-humor! Eu até imaginava que, por você deixar de lado algumas comidas que gosta, ou ainda, por saber que elas estão ali, perto de você, mas ao mesmo tempo inacessíveis – se você quer levar a dieta a sério! – seria natural surgir uma certa irritação. Mas não do jeito que está acontecendo comigo…
Amigos me falam que é normal. Lá na academia onde eu faço ginástica, mais de uma pessoa tentou me dar uma explicação “fisiológica” – na linha, menos carboidratos na dieta, mais mau-humor no dia-a-dia. Mas nada disso conseguiu diminuir essa sensação que – percebo cada dia mais – eu não consigo controlar.
Não sou um cara mau humorado – pelo contrário. Mesmo você que me conhece só pelo meu trabalho na TV é capaz de reconhecer uma certa leveza no que eu faço. Mas de uns dias para cá, não sei exatamente como isso está acontecendo, eu tenho ficado irritado com coisas bobas – coisas que no meu cotidiano normal passariam despercebidas! E com tamanha frequência que eu acabo me irritando só de perceber que eu ando bastante irritado – ou seja, parece que eu estou entrando num processo que se auto alimenta.
Pessoas mais experientes – isto é, que já passaram por uma dieta, me garantem que isso é normal. Que é apenas uma fase. Que logo logo eu me acostumo. Mas quando é esse “logo logo”? (Você viu? Só de me fazer essa pergunta eu já fiquei irritado!). Até quando meus amigos e meus colegas de trabalho vão ter a paciência de me aturar durante “essa fase”? Ou mesmo – até quando eu vou conseguir me aturar desse jeito?
No episódio deste domingo de “Medida Certa”, você vai ver que as coisas – pelo menos nesse sentido, do mau-humor, não estão mudando muito… Tem coisas legais que já estão acontecendo – como você vai conferir amanhã no “Fantástico”. Mas para mudanças mais radicais (sobretudo no humor), acho que vou ter de esperar mais algumas semanas…

Dia de chocolate… Será?


Páscoa tem tudo a ver com… CHOCOLATE! Como a data está se aproximando, o Fantástico foi até uma fábrica fazer uma reportagem. Adivinhem quem foi a repórter escalada? Renata Ceribelli! Seria delicioso, se ela não estivesse de dieta!
Será que a Renata resistiu à tentação? Você em breve irá saber…

qui, 14/04/11
por redacao fantastico |
categoria Sem categoria

7ª dica do Atalla: falta de nutrientes pode provocar problemas de saúde


A falta de nutrientes pode provocar problemas de saúde. A alimentação deve ser balanceada para suprir todas as necessidades do organismo. Sintomas como dores de cabeça, fraqueza e cansaço excessivo podem estar sendo causados por uma alimentação desequilibrada. Veja o que a carência de alguns deles pode causar no corpo humano:
. Memória fraca – A falta de inositol e acetil pode prejudicar a memória. As substâncias para ativá-la são encontradas na gema de ovo e na lecitina de soja.
. Cabelos e unhas fracas – Seu corpo pode estar carente de colágeno, presente no ovo, carnes, peixes e gelatina.
. Vontade de comer doce – Pode ser ocasionada por falta de cromo, que é encontrado nas nozes, cereais integrais, espinafre, cenoura, banana e centeio.
 . Retenção de líquido – Pode estar sendo ocasionada pela falta de cálcio e água.
 . Intestino preso – Falta de fibras nas verduras, frutas e cereais integrais. Também é importante aumentar a ingestão de água.

qui, 14/04/11
por redacao fantastico |
categoria Márcio Atalla

Aquela “forcinha”


Por Zeca Camargo
Logo no primeiro dia em que o “Medida Certa” começou, depois que o “Fantástico” havia mostrado apenas uma chamada do quadro, uma semana antes da estreia, eu sentei num restaurante com amigos para jantar e, ao me entregar o cardápio, o garçom (velho conhecido, já que eu estava em um lugar que costumo frequentar) mandou a pergunta: “Vai comer o que, seu Zeca? Eu estou de olho, hein! Aliás, não vou nem dar a carta de vinho para o senhor, porque a bebida deve estar fora dos seus planos, por enquanto”!
Minha primeira reação foi a de um susto – como ele sabia que eu estava de dieta? Pensei rápido e, claro, associei o comentário à chamada que tinha ido ao ar. E logo percebi que aquele seria apenas o primeiro de uma série de outros comentários que eu teria de encarar pelos próximos três meses! O que, para mim, passou a ser um bom sinal. Não apenas de que o Brasil todo agora está dando – para mim e para a Renata – aquela “forcinha”… Mas muitas vezes o comentário vem com uma observação na linha “eu também vou entrar na medida certa junto com vocês” – e isso sim, me deixa bastante feliz.
Afinal, se tudo der certo, eu e minha querida colega vamos ficar em forma – o que já é muito bom. Mas o objetivo principal do “Medida Certa” é estimular o maior número de pessoas possíveis para fazer o mesmo que a gente! Se conseguirmos isso, teremos cumprido nossa missão principal. E pelo jeito – pelas observações sempre simpáticas das pessoas nas ruas – estamos conseguindo. Já pensou se aquele ônibus inteiro que me parou no meio da rua para gritar “Força Zeca!”, também decidir seguir nosso programa de saúde?
Seria genial! Por isso, peço mais: não se acanhe de dizer alguma coisa positiva, de estímulo, se a gente se encontrar no meio da rua. Garanto que estamos precisando dessa força – ainda mais nesse começo!

qua, 13/04/11
por redacao fantastico |
categoria zeca camargo

6ª dica do Atalla: ouvir música durante o exercício ajuda a emagrecer


No episódio de domingo (10) comentei com o Zeca sobre ouvir música durante a atividade física. A conclusão é do pesquisador Costas Karageorghis, da Universidade de Brunel, na Inglaterra.
Na prática, quem gasta cerca de 550 calorias em uma hora de corrida passaria a correr 69 minutos e queimar 82,5 calorias a mais. Com esse acréscimo é possível reduzir 1Kg na balança em menos de três meses sem fazer dieta.
 . Confira a lista de músicas que o Zeca ouve na hora da corrida

qua, 13/04/11
por redacao fantastico |
categoria Márcio Atalla

Como eu consegui me convencer a correr por 30 minutos


Por Zeca Camargo
Acho que todos concordam que uma das partes mais difíceis de todo o “Medida Certa” é… correr! Eu não fui feito para isso – o que não significa que eu não goste de me exercitar… Mas correr é sempre mais difícil – sempre mais “chato”, se você preferir!
Por isso, tenho que “me enganar” se quiser encarar meia hora de corrida – e o jeito mais fácil é usando música! Há pouco tempo, pedi para os leitores do meu blog no G1 para me ajudarem com sugestões musicais que pudessem me distrair durante o exercício – e chegaram dezenas de listas (muitas delas, ainda estou experimentando). Quando escrevi aquele post, porém, estava com uma seleção específica em mente – que era justamente aquela que eu usei para a sessão de aeróbicos do primeiro dia do treino com o Atalla. Lista essa que, a pedidos, divido agora com você:
- “Wild young hearts” – The noisettes
- “Tour de France”, Kraftwerk
- “Fool’s gold”, Stone Roses
-  “Elements”, Lemonjelly
- “Black math”, The White Stripes
- “Baby said”, Hot Chip
- “Everything you wanted”, Kele
- “Perpetum mobile”, Penguin Café Orchestra
Boa corrida – e mais para frente mando outras sugestões!

ter, 12/04/11
por redacao fantastico |
categoria zeca camargo

Dominando a ansiedade


Por Renata Ceribelli
O diálogo com meu corpo está engraçado. Ele diz: estou cansado, pare de fazer tanto exercício!
E eu respondo: calma, é só neste começo, é preciso tirar você da zona de conforto! Isso vai te ajudar a acelerar o meu metabolismo e queimar as gorduras que estão sobrando e me fazendo mal.
Sabe o que ele faz? O que sempre fez quanto tento qualquer mudança de hábito, seja físico ou alimentar: ele me ENCHE de desejo por doces.
Desejo não, porque desejo a gente controla. Ansiedade!
O que esse meu corpinho não esperava, é que toda vez que ultrapasso essa zona de segurança, crio mecanismos que ajudam a romper esse ciclo. E a ansiedade fica mais dominada.
E é isso que eu, incrivelmente, estou sentindo. Menos vontade de comer doces e chocolates.
Sim, exercícios físicos diminuem a ansiedade.
Dê essa oportunidade pra você!

ter, 12/04/11
por redacao fantastico |
categoria Sem categoria

Renata Ceribelli sua a camisa para entrar em forma



O blog do quadro ‘Medida Certa’ está acompanhando de perto todo o trabalho de Zeca e Renata para adquirir hábitos saudáveis. E mostra, no Canal F, cenas inéditas da apresentadora dando duro para cumprir os exercícios indicados por Márcio Atalla. Ela admitiu que não está sendo fácil seguir a nova rotina e confessou que tem sentido fome: “Meu corpo está resistindo à dieta. Ele me deixa cansada e está me fazendo ter uma fome voraz”. Isso sem falar nas dores que aparecem no corpo depois dos exercícios. Segundo o preparador físico, as duas semanas são as mais difíceis e o importante é resistir!

ter, 12/04/11
por redacao fantastico |

Nenhum comentário:

Postar um comentário